Nutrição
Bem-Estar

 

No dia-a-dia, cada vez há menos tempo para uma alimentação saudável. O ritmo de trabalho de cada um, obriga muitas vezes a saltar refeições e a que se coma mal e depressa.

Tudo aquilo que comemos torna-se parte integrante de nós, reflectindo-se directamente na nossa saúde, no nosso desempenho pessoal e profissional e até na nossa disposição.

Lembramos que uma boa alimentação é muito mais que uma simples forma de manter um peso saudável. Uma dieta rica e equilibrada é fundamental para manter o equilíbrio e bem-estar do seu organismo.

Índice Massa Corporal

O Índice de Massa Corporal (IMC), tem como objectivo a identificação do risco de desenvolvimento de doenças associadas à obesidade, relacionando o peso com a altura.

Apesar de ser uma ferramenta bastante utilizada, esta apresenta algumas limitações, uma vez que apenas se baseia no peso e na altura de cada indivíduo, não tendo em conta a proporção real de massa gorda e muscular.

Torna-se assim possível que dois indivíduos de estrutura diferente, tenham o mesmo IMC e uma percentagem diferente de massa gorda. Por exemplo: Um indivíduo com uma massa muscular elevada e uma baixa percentagem de massa gorda, poderá apresentar o mesmo Índice de Massa Corporal que um indivíduo com uma maior percentagem de massa gorda. Daí que o IMC seja mais difícil de categorizar em casos como: atletas de alta competição, pessoas mais idosas e sedentárias, mulheres grávidas ou a amamentar.

Calcule o seu Índice de Massa Corporal e verifique na tabela a sua condição física:

IMC

Condição

< 18,5

Baixo peso

18,5 – 24,9

Peso normal

25,0 – 29,9

Excesso de peso

30,0 – 39,9

Obesidade

>= 40

Obesidade mórbida

Peso Ideal

O cálculo do peso ideal caracteriza-se pela determinação do peso que lhe proporciona uma vida mais saudável e equilibrada, existindo um menor risco de desenvolver algumas doenças como as cardiovasculares, diabetes ou hipertensão.

Lembre-se que este peso ideal, é um peso teórico, obtido através de uma fórmula matemática, que apenas tem em conta a idade, sexo e a altura de cada indivíduo.

O peso ideal de cada um é bastante variável, já que depende de alguns factores como o sexo, o estilo de vida, a estrutura corporal própria de cada indivíduo e a sua herança genética. Por isso mesmo, este valor deverá ser utilizado apenas como ponto de referência, dependendo das características de cada um de nós.