Notícias

Pão de todos. Para todos.
A Cerealis pôs mão à obra por um país mais justo

Em 2010, a sétima edição de “O Pão de Todos. Para todos”, marcou presença em duas das principais cidades portuguesas. No Porto e em Lisboa, a Cerealis Moagens voltou a apoiar esta iniciativa organizada pela Associação CAIS, com a oferta de farinhas para pão e com o empenho do técnico de panificação Paulo Chagas (nas fotos).

Entre os dias 10 e 13 de Dezembro na Praça Campo Mártires da Pátria, no Porto e de 16 a 19 de Dezembro, na Praça do Martim Moniz, em Lisboa, foi possível garantir a produção de milhares de pães e contar ainda com muita música, animação, convívio e partilha.

Centenas de voluntários em conjunto com as melhores empresas do sector da panificação deram vida ao tema desta edição do “Pão de Todos. Para Todos” – “Mãos à Obra. Porque todos somos precisos” em antecipação ao ano de 2011, Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, apelando ao espírito de equipa e partilha por um Portugal mais justo e equilibrado.


Cerealis Moagens presente na Tecnipão

A Cerealis Moagens marcará presença na 4ª edição da Tecnipão, o Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para Panificação, Pastelaria e Confeitaria. 

A Tecnipão tem-se afirmado como o principal certame do sector em Portugal e a Cerealis Moagens não podia faltar.

Visite-nos no Exposalão Batalha, de 25 a 28 de Fevereiro e venha conhecer os nossos 2 espaços, nas seguintes localizações: 3B10 e 3B11

Consulte mais informações sobre a Tecnipão em http://tecnipao.com.pt


Redução do teor do Sal no Pão



Após a aplicação da Lei nº 75/2009, de 12 de Agosto, que estabelece um limite ao teor de sal no pão e orientações em matéria de rotulagem no que se refere ao teor de sal presente nos alimentos, o Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas veio proceder à emissão de uma Nota Interpretativa.

Esta lei visa uma redução do consumo de sal da população, a fim de melhorar a saúde, estabelecendo limites legais máximos para o teor de sal no pão e incentivar os operadores a prestar informações aos consumidores, permitindo-lhes escolher os produtos com menos sal.

Destinada aos operadores do sector alimentar, a sua leitura permite realçar alguns aspectos, a saber:

  1. Os tipos de pão abrangidos por esta Lei são os indicados no nº 4 da Portaria 425/98 de 25 de Julho, designadamente pão de trigo, pão integral de trigo, pão de centeio, pão integral de centeio, pão de titricale, pão de mistura e broa de milho;
  2. O teor máximo permitido para o sal naqueles tipos de pães, após confeccionado é de 1,4g de cloreto de sódio por 100 gramas de pão ou 0,55 de sódio de sódio por 100g de pão (sal = sódio x 2,5); 
  3. Ficam excluídos os pães especiais (uma vez que no seu fabrico é permitida a utilização de outros ingredientes); os pães contendo outros ingredientes que pela sua natureza já comportam sal (exs.: enchidos, azeitonas) e de que são exemplos o “pão com chouriço” ou “pão com azeitonas”; os pães reconhecidos como produtos tradicionais (Avintes ou Favaios) e os produtos afins do pão;

Quanto à rotulagem a legislação não exige a indicação do teor de sal no rótulo, limitando-se a propor orientações no caso de constar essa indicação, de forma a que a mesma seja objectiva e simples.

Uma nota final - os pães produzidos noutro país da União Europeia e comercializados em Portugal, como são exemplo alguns pães pré-cozidos, não estão obrigados a obedecer a esta legislação.


Especialidades Regionais Concórdia



Seguindo as tendências do mercado e procurando sempre superar as expectativas dos seus clientes, lançámos 3 Especialidades Regionais Concórdia: Pão de Água, Pão de Mistura e Regueifa. Farinhas compostas de trigo, para usos industriais já preparadas para obter os melhores resultados com toda a garantia de qualidade. Basta juntar água, levedura e sal e pode contar com um produto estável e de qualidade superior.


Fazer do pão uma festa



Lançado com o intuito de incentivar ao consumo de pão por parte das camadas mais jovens, contribuindo para uma alimentação mais saudável, o Projecto VISO – Festa do Pão, realizou-se de 24 e 25 de Maio de 2010. A convite da Confeitaria Amaral, que impulsionou este evento, a Cerealis Moagens apoiou esta acção de sensibilização junto dos alunos Viseenses, em que estes foram desafiados a trocar o consumo de bolos e outros alimentos menos saudáveis pelo pão.

Graças a um excelente trabalho de equipa entre os técnicos e colaboradores da Cerealis Moagens e os funcionários do Agrupamento de Escolas do Viso, foi possível sentir o cheiro do pão acabado de fazer no recreio da escola com as farinhas industriais da marca. Nas várias tendas que replicaram verdadeiras padarias, os alunos tiveram a oportunidade não só de provar um pouco dos vários tipos de pães que se fazem no nosso país, como de acompanhar o seu processo de produção, desde a amassadura à cozedura.

Durante o decorrer desta iniciativa, foi ainda possível visitar uma exposição alusiva à produção do pão artesanal e observar a construção de figuras com massa de pão.

Uma aposta ganha, numa iniciativa onde a criatividade em muito contribuiu para transmitir as vantagens do consumo de pão, procurando melhorar os hábitos alimentares dos mais jovens.


Merenda da manhã
Com pouco sal e muito sabor

A AIPAN - Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte e 51 empresas suas associadas, envolvidas num dos mais importantes projectos de responsabilidade social das últimas décadas, no sector da panificação, promoveram no passado dia 1 de Junho uma comemoração especial do Dia Mundial da Criança, propondo a mais de 95 mil crianças, de 27 concelhos da região Norte, o regresso à boa tradição da merenda da manhã.

Uma iniciativa bem sucedida, apoiada pela Cerealis Moagens através da contribuição de Farinha Pão Vida para a produção das merendas.

Uma campanha de apelo ao consumo de pão por parte dos mais novos, com o objectivo de os levar a adoptar hábitos de alimentação saudáveis, sendo distribuídos mais de 150 mil pães confeccionados com a farinha Pão Vida, junto dos locais escolhidos pelas escolas e autarquias para comemorar este grande dia para as crianças.


Cerealis Moagens marca presença na IBA 2009



Acompanhando os mais importantes eventos internacionais no sector da panificação e pastelaria, a Cerealis Moagens visitou a prestigiada Feira do Pão na Alemanha, a IBA, que comemorou o seu 60º Aniversário.

De 3 a 9 de Outubro de 2009, foi possível descobrir um universo de inovações em matérias-primas e tecnologia de produção e vendas, relevantes para o sector da panificação e pastelaria e experimentar em primeira mão a competição e ideias que formarão o mercado de amanhã.


III Congresso Nacional da ACIP

Em Novembro de 2009, a Cerealis Moagens foi um dos patrocinadores do III Congresso Nacional da ACIP. Uma iniciativa dirigida exclusivamente a profissionais do sector da panificação e pastelaria e que voltou a ser um sucesso.

Sob o tema “Marketing e Inovação: A Panificação e a Pastelaria no Século XXI”, foi possível promover discussões técnicas e a actualização profissional, dando aos industriais a oportunidade de partilharem as suas principais preocupações e propostas, num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e exigente.

Tendo em conta o crescimento e a organização de um sector como o da panificação e pastelaria, torna-se imperativo conciliar as práticas de marketing, com o recurso a técnicas cada vez mais inovadoras e muita criatividade, que resultam em produtos diferentes e diversificados.


Pão de todos. Pão para todos.

Pelo sexto ano consecutivo a Cerealis Moagens apoiou a iniciativa “Pão de todos. Pão para todos”, uma iniciativa organizada pela Associação CAIS, onde durante 7 dias, cerca de 300 voluntários, garantiram a produção diária de dez mil pães e onde a Cerealis Moagens marcou presença com a oferta de farinhas para a confecção de pão e com o seu técnico Paulo Chagas que participou e apoiou esta produção.

De 11 a 17 de Dezembro de 2009, a praça do Martim Moniz, voltou a receber este evento de carácter solidário, numa enorme padaria montada especialmente para o efeito, onde foram distribuídos vários tipos de pão, confeccionados por profissionais do sector no local e chocolate quente em ambiente de festa, já com cheirinho a Natal.

Este projecto solidário é uma manifestação sociocultural e artística onde se celebra o pão e os seus valores intrínsecos, como a gratuidade, partilha, fraternidade e união e que a Cerealis Moagens faz questão de continuar a apoiar.


A Cerealis Moagens apoia ‘O Pão em Portugal’



Foi com o apoio da Cerealis Moagens que as Edições Inapa publicaram o livro ‘O Pão em Portugal’. Uma obra da autoria de Mouette Barboff e Paulo Chagas, com fotografia do estúdio Lemmonierfoto, que pretende prestar uma homenagem a este produto tão nosso que é o pão que é e sempre foi um bem essencial.
Para além da resenha histórica do Pão em Portugal, este livro oferece-nos ainda inúmeras receitas tradicionais de várias regiões de Portugal, partilhando curiosidades e estórias que enriquecem o nosso património.

90 anos de futuro


José Alves de Amorim

Manuel Gonçalves Lage

Cerealis, legado de gerações

A 8 de Fevereiro de 1919, José Alves de Amorim e Manuel Gonçalves Lage fundavam a Amorim, Lage, Lda., embrião do que é hoje o Grupo Cerealis. Partilhavam uma visão empresarial focada na inovação, na qualidade  e orientada pelas tendências de mercado. 

Nascia assim em Águas Santas,  na Maia, um forte grupo industrial no sector agro-alimentar que continuou a crescer até aos dias de hoje. Essa visão empresarial e o espírito vencedor dos fundadores continuaram enraizados nas gerações que lhes seguiram, sendo hoje a base fundamental da cultura do Grupo.


A crescer desde 1919

Desde a sua origem que a Cerealis cresce de forma sustentada, nos mercados de massas alimentícias, farinhas, bolachas, cereais de pequeno-almoço e produtos refrigerados.

Apoiada em fortes marcas e em parceria com os seus clientes, fornecedores e colaboradores, é a preferência de milhões de consumidores presentes nos 5 continentes.



Primeiro Centro de Produção em 1919

Uma visão de futuro

Alicerçada num passado rico de história e de sucesso, desenvolve nos dias de hoje, a sua actividade em modernos centros de produção e distribuição espalhados por todo o país. 

O Grupo dá assim continuidade a um legado de gerações, com o compromisso da qualidade e da inovação, com a estabilidade e a solidez necessárias para enfrentar o futuro. 



Centro Logístico e Fábrica de Massas Alimentícias

Vanguarda industrial

Na Cerealis, investe-se hoje, para colher amanhã. Esta é a prática suportada desde sempre por uma política de investimento permanente em tecnologia e recursos humanos qualificados, permitindo manter o Grupo na vanguarda industrial. 

Assim se criam 90 anos de futuro.